Contribuições de Uma Liga Acadêmica Multidisciplinar Sobre Oncologia Para Formação Profissional:

Relato de Experiência

Autores

  • Isadora Fernanda Campos Nepomuceno

Palavras-chave:

Equipe multiprofissional, Liga

Resumo

Resumo 

As Ligas Acadêmicas procuram praticar o princípio da indissociabilidade envolvendo ensino, pesquisa e extensão, de acordo com o descrito no artigo 207 da Constituição Brasileira de 1988 que aborda sobre as autonomias didático-científica das universidades. A Liga Acadêmica de Oncologia (LAON) da Universidade do Estado de Minas Gerais exerce papel fundamental para com os alunos, professores e toda a comunidade, realizando atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da oncologia. Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, desenvolvido com o objetivo de abordar sobre a criação, funcionamento e organização das atividades extracurriculares desenvolvidas pelos ligantes. A Liga Acadêmica de Oncologia contribui de forma significativa para os futuros profissionais enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas que atualmente a compõem, pois estes desfrutarão de um amplo nível de conhecimento teórico e prático sobre o assunto tratado e se tornarão, por conseguinte, mais qualificados e preparados para lidar com pacientes oncológicos.

Referências

Moita FMGSC, Andrade FCB. Ensino-pesquisa-extensão: Um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Rev. Bras. Educ. 2009 maio-ag; 14(41). Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782009000200006&lng=pt&tlng=pt.

Silva SA, Flores O. Ligas Acadêmicas no Processo de Formação dos Estudantes. Rev. bras. educ. méd. 2015 July-Sept.; 39(3). Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000300410&lng=pt&tlng=pt.

Garcia JBS, Neto JOB, Rodrigues TA. The role of academic leagues as a strategy for pain education in Brazil. J Pain Res. 2019 Jun. 19; 12. Disponível em: https://www.dovepress.com/the-role-of-academic-leagues-as-a-strategy-for-pain-education-in-brazi-peer-reviewed-article-JPR.

Tedeschi LT, Rigolon LPJ, Mendes FO, Fischmann MM, Klein IA, Baltar VT. A experiência de uma liga acadêmica: Impacto positivo no conhecimento sobre trauma e emergência. Rev. Col. Bras. Cir. 2018 Feb. 19; 45(1). Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912018000100400&lng=en&tlng=en.

Bastos MLS, Trajman A, Teixeira EG, Selig L, Belo MTCT. O papel das ligas acadêmicas na formação profissional. J. bras. Pneumol. Nov./dec. 2012; 38(6) . Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132012000600018&lng=pt&tlng=pt.

Brasil. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil [Internet]. Brasília, DF: Senado Federal; 1996 [cited 2021 Feb. 23]. Art. 207. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Pec/msg1078-951015.htm#:~:text=%22Art.,entre%20ensino%2C%20pesquisa%20e%20extens%C3%A3o.

Cavalcante ASP, Vasconcelos MIO, Lira GV, Henriques RLM, Albuquerque INM, Maciel GP, et al. As Ligas Acadêmicas na Área da Saúde: Lacunas do Conhecimento na Produção Científica Brasileira. Rev. bras. educ. med. 2018 jan-mar; 42(1). Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000100199.

Silva WBH, Côrtes EMP, Marta CB, Francisco MTR, Silva PO, Santos RM, et al. Reinvenção das ligas acadêmicas em período de pandemia e interrupção das aulas presenciais. Glob Acad Nurs. 2020 oct; 1(3). Disponível em: https://globalacademicnursing.com/index.php/globacadnurs/article/view/93.

Downloads

Publicado

31-05-2023

Como Citar

1.
Nepomuceno IFC. Contribuições de Uma Liga Acadêmica Multidisciplinar Sobre Oncologia Para Formação Profissional:: Relato de Experiência. Rev Paul Enferm [Internet]. 31º de maio de 2023 [citado 16º de abril de 2024];33(1). Disponível em: https://publicacoes.abennacional.org.br/ojs/index.php/repen/article/view/134

Edição

Seção

Relato de experiência profissional