Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • Arquivo do Microsoft Office Word, com configuração obrigatória das páginas em papel A4 (210x297mm) e margens de 2 cm em todos os lados, fonte Arial tamanho 12, espaçamento de 1,5 pt entre linhas, parágrafos com recuo de 1,25 cm.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos aqui, na página Sobre a Revista.
  • 1. Documento Página de Título, no modelo indicado (Template 1, conforme categoria do artigo/seção);
    2. Documento Principal, no modelo indicado (Template 2);
    3. Documento Único Declarações, no modelo indicado (Documento Único_Declarações);
    4. Carta de apresentação ao editor, em campo específico com indicação de 3 possíveis pareceristas no tema;
    5. Comprovante de aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética (se aplicável); e
    6. Comprovante de pagamento de taxa de conformidade com o nome do pagante e data de pagamento visíveis.
  • Indicar pareceristas com qualificação completa e EMAIL

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

A HERE recebe manuscritos nos idiomas nativos dos autores, seja em português, inglês ou espanhol, e os publica no idioma original e em inglês. A abreviatura do título é Hist Enferm Rev Eletron, que deve ser usada nas referências, bibliografias, notas de rodapé e legendas.

Preparo do manuscrito

Os manuscritos somente serão aceitos para avaliação, se estiverem rigorosamente de acordo com o modelo proposto para: (declaração de responsabilidade, de conflito de interesse e de transferência de direitos autorais; página de título; e documento principal) e preparados segundo as instruções abaixo. Link para a Declaração

Página de título

A página de título deve conter as seguintes informações, conforme o template-1, que é de uso obrigatório:

Título do artigo: até 15 palavras no idioma do manuscrito. Não devem ser usadas abreviaturas no título e subtítulos. Recomenda-se que o título seja composto utilizando pelo menos 3 descritores.

Autoria: nome completo dos autores. A HERE segue os critérios de autoria do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE). Desse modo, autores devem atender os critérios abaixo:

  1. Contribuições substanciais na concepção do estudo E/OU na aquisição, análise e/ou interpretação dos dados do estudo; E 2. Construção do manuscrito E/OU revisão crítica sobre conteúdo intelectual importante; E 3. Aprovação final da versão que será publicada; E; 4. Concordância em ser responsável por todos os aspectos do estudo, garantindo que questões relacionadas à precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho sejam adequadamente investigadas e resolvidas.

Afiliação: deve, necessariamente, conter as seguintes informações: universidade (ou outra instituição, se houver), cidade, país e ORCID iD.

Contribuição dos autores: As iniciais dos autores devem ser inseridas em cada uma das etapas do estudo, conforme exemplificado abaixo:

Concepção do estudo: ABC, CBA
Coleta de dados: ABC
Análise dos dados: ABC, CBA
Redação do manuscrito: ABC, CBA
Revisão crítica para conteúdo intelectual importante: ABC, CBA

Outros tipos de contribuição devem ser citados nos AGRADECIMENTOS (pessoas que contribuíram de algum modo, mas não se enquadram nos padrões de autoria) ou em FINANCIAMENTO (Informar a instituição de fomento, tipo de bolsa ou outro tipo de financiamento e, se existir, número de registro do fomento).

Autor correspondente: nome completo, endereço do e-mail e foto.


Categoria de manuscritos

Artigo original: Pesquisas originais e inéditas, desenvolvidas por meio da aplicação de métodos científicos de investigação com ênfase na abordagem histórica. Esta categoria limita-se a 20 páginas (excluindo o resumo, descritores, quadros, figuras e referências) e até o máximo de 06 autores. Casos excepcionais de maior número de autores em estudos multicêntricos, poderão ser aprovados. Seguir as recomendações de eventuais diretrizes de relatório da Enhancing the QUAlity and Transparency Of health Research (EQUATOR) Network que sejam aplicáveis é obrigatório. Deve ter no máximo 100 referências.

Revisão de literatura: Serão aceitas Revisões Integrativas, Sistemática, de Escopo, e excepcionalmente narrativa. Compreende avaliação crítica e síntese da literatura sobre temas relevantes e relacionados ao escopo da revista. Sua extensão limita-se a 20 páginas (excluindo o resumo, descritores, quadros, figuras e referências) e até o máximo de 06 autores. Casos excepcionais em estudos multicêntricos, poderão ser aprovados. Seguir as recomendações de eventuais diretrizes de relatório da Enhancing the QUAlity and Transparency Of health Research (EQUATOR) Network que sejam aplicáveis é obrigatório. Não há número mínimo de referências nesta categoria de manuscrito.

Biografia: Destina-se a publicação de histórias de vida de pessoas vivas ou não. Trata-se de estudos biográficos de personalidades da enfermagem e da saúde que se destacam nos aspectos ético, legal, profissional ou social e que tenham contribuições relevantes para a História da Enfermagem, Saúde e Educação. Esta categoria limita-se a 07 páginas (incluindo as referências) e a três (3) autores, exceto se estiver na categoria de artigos originais. Poderá ter até cinco referências.

Debate historiográfico: Temas com foco na História da Enfermagem, Saúde e Educação ou da atualidade propostos pelo editor ou por colaboradores e debatidos por especialistas, que expõem seus pontos de vista. Esta categoria limita-se a 15 páginas (incluindo as referências) e a três autores.

Ensaio analítico: Trata-se de experimentações nas aplicações de instrumentos de pesquisas/matrizes de análise que visem ensaiar novos olhares analíticos sobre as fontes/documentos históricos para o campo da história com contribuições com foco na História da Enfermagem, Saúde e Educação. O texto deve limitar-se a dez (10) referências. Esta categoria limita-se a 15 páginas (incluindo referências, se houver) e a dois (2) autores.

Ensaio histórico reflexivo: Visam contribuir para História da Enfermagem, Saúde e Educação. Esta categoria limita-se a 15 páginas (incluindo as referências), 15 referências e a seis (6) autores.

Fontes/documentos históricos: O espaço para publicação de fontes/documentos históricos - unitário ou em conjunto/coleção com contribuições para a área de História da Enfermagem, Saúde e Educação. Esta categoria limita-se a 15 páginas (incluindo referências) e a três (3) autores.

Fac-símile: O fac-símile é um espaço para socialização de fontes históricas que contribuíram e ainda contribuem para uma melhor compreensão de vários aspectos observados na nossa sociedade, com diferentes reflexos nos dias atuais. Composto de duas partes assim constituídas – a apresentação (01) e o fac-símile propriamente dito. Sua extensão limita-se a 15 páginas.

Relato de experiência: Trata-se de relatos ocorridos nos bastidores do desenvolvimento da investigação com foco na História da Enfermagem, Saúde e Educação. Esta categoria limita-se a 15 páginas (manuscrito completo) e até 6 autores.

Resenha: Espaço que visa despertar o leitor para uma determinada obra, por meio de uma análise crítica do conteúdo e contribuição do livro para a história da enfermagem e saúde. As resenhas devem ser feitas de obras com até 2 anos de publicação. Esta categoria limita-se a quatro (4) páginas e a dois (2) autores. Cabe destacar que nesta seção a escrita pode ser livre de referências, entretanto ao apresentá-la limita-se a cinco (5) referências.

In memoriam: Esta categoria destina a homenagear uma personalidade falecida, que tenha contribuído para na área de História da Enfermagem, Saúde e Educação no sentido de socializar com a comunidade acadêmica o rito de passagem. Esta categoria limita-se a no máximo três páginas e dois (2) autores.

Entrevista: Espaço destinado à entrevista de autoridades, especialistas ou pesquisadores, a convite do Conselho Diretor da HERE. Sua extensão limita-se a 07 páginas.

Carta ao editor: Esta categoria destina-se a correspondência dirigida ao editor sobre manuscrito publicado na Revista. Limita-se a 02 páginas.

Resposta do autor: Categoria que permite aos autores responderem a questionamentos da carta ao editor. As respostas devem ser limitadas a 300 palavras e podendo ser incluído até 3 referências. A autoria da resposta é exclusivamente para o autor principal.


Documento Principal

O documento principal não deve ter identificação dos autores. Enviado em Arquivo do Microsoft Office Word (extensão de arquivo .doc ou .docx), com configuração obrigatória das páginas em papel A4 (210x297mm) e margens de 2 cm em todos os lados, fonte Arial tamanho 12, espaçamento de 1,5 pt entre linhas, parágrafos com recuo de 1,25 cm na primeira linha (conforme template-2).

Não devem ser usadas abreviaturas no título e subtítulos do manuscrito e no resumo. Para tabelas e figuras com abreviações, é obrigatório inserir em nota de rodapé da tabela ou figura. No texto, usar somente abreviações padronizadas. Na primeira citação, a abreviatura é apresentada entre parênteses após o termo por extenso.

O itálico será aplicado somente para destacar termos ou expressões relevantes para o objeto do estudo. Nas citações diretas de autores: Com até três linhas, usar aspas e inseri-las na sequência normal do texto; no caso de verbatins (fala de depoentes), destacá-las em novo parágrafo, sem aspas, fonte Arial tamanho 11, espaçamento simples entre as linhas e recuo de 3 cm da margem esquerda. Nas citações diretas de autores, com mais de três linhas, destacá-las em novo parágrafo, sem aspas, fonte Arial tamanho 11, espaçamento simples entre as linhas, sem itálico e recuo de 3 cm da margem esquerda.

As citações de autores no texto devem ser numeradas de forma consecutiva, na ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto, conforme o estilo “Vancouver”. Devem ser utilizados números arábicos, entre parênteses e sobrescritos, sem espaço entre o número da citação e a palavra anterior e antecedendo à pontuação da frase ou parágrafo [Exemplo: cuidado(5).]; Quando se tratar de citações sequenciais, os números serão separados por um traço, demonstrando ser um intervalo numérico [Exemplo: cuidado(1-2).]; Quando intercaladas, separados por vírgula [Exemplo: cuidado(1,3,5).]; quando forem citações diretas, incluir o número da página citada Exemplo: cuidado(1:26).].

As notas de rodapé deverão ser restritas ao máximo de cinco. Apêndices e anexos serão desconsiderados.

Tabelas, quadros e figuras, como fotografias, desenhos, gráficos, entre outros, devem ser apresentadas no corpo do manuscrito e ser numeradas, consecutivamente, com algarismos arábicos, na ordem em que forem inseridas no texto, não podendo ultrapassar o número de cinco. As ilustrações devem ser enviadas em seus arquivos editáveis originais dos programas de origem, ou exportados vetorizados nos formatos EPS ou PDF. Tabelas, quadros e figuras devem ter, obrigatoriamente, título. Para figuras, o título deve ser localizado abaixo da figura, enquanto para tabelas e quadros o título deve ser localizado acima da tabela ou quadro. As tabelas e os quadros devem ser padronizados conforme recomendações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

As ilustrações (figuras, fotografias ou imagens) em qualquer categoria devem ter alta resolução que permita a sua publicação em tamanho que ocupe um quarto de uma página de tamanho A4.

  • Título: tal como apresentado na página de título.
  • Resumo: limitado a 150 palavras no idioma vernáculo do manuscrito. Deverá estar estruturado em Objetivo(s), Método, Resultados e Conclusões ou Considerações Finais. Excepcionalmente, nas categorias In memoriam, Resenha e Fontes/Documentos históricos, o resumo deve ser limitado a 100 palavras e não estruturado.
  • Descritores: devem ser inseridos logo abaixo do resumo. Incluir no mínimo cinco e no máximo de oito descritores nos três idiomas (português, inglês e espanhol). Descritores devem ser extraídos do DeCS (para os resumos em português e espanhol) e do MeSH (para o resumo em inglês).
  • Referências: A lista de referências deve ser construída segundo as normas do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE).

 

Seguem abaixo alguns exemplos de referências, adaptadas para a Here:

Artigos com o identificador DOI:

Carvalho BJ, Padilha IM, Borenstein SM, Carlos DJD. O Cotidiano dos estudantes de um Curso de Graduação em Enfermagem (1969-1975). Hist Enferm Rev Eletrônica. 2021;12(1):21-30. https://doi.org/10.51234/here.21.v12n1.a2

Artigos Eletrônicos (sem doi):

Santos FBO, Carregal FAS, Schreck RSC, Marques RC, Peres MAA. Padrão Anna Nery e perfis profissionais de enfermagem possíveis para enfermeiras e enfermeiros no Brasil. Hist Enferm Rev Eletronica. 2020 [cited 2020 Aug 12];11(1):10-21. Available from: http://here.abennacional.org.br/here/v11/n1/a1.pdf

Artigos em idioma diferente do título:

Silva CPG, Santos CF. [Nursing students in the student movement in the 1940s]. Hist Enferm Rev Eletrônica. 2021;12(2):xx-xx. https://doi.org/10.51234/here.21.v12n2.a2 Portuguese

Artigo científico com até 6 autores:

Petitti DB, Crooks VC, Buckwalter JG, Chiu V. Blood pressure levels before dementia. Arch Neurol. 2005;62(1):112-6. https://doi.org/10.1001/archneur.62.1.112

Artigo científico com mais de 6 autores:

Hallal AH, Amortegui JD, Jeroukhimov IM, Casillas J, Schulman CI, Manning RJ, et al. Magnetic resonance cholangiopancreatography accurately detects common bile duct stones in resolving gallstone pancreatitis. J Am Coll Surg. 2005;200(6):869-75. https://doi.org/10.1016/j.jamcollsurg.2005.02.028

Livro

Jenkins PF. Making sense of the chest x-ray: a hands-on guide. New York: Oxford University Press; 2005. 194 p.

Livro na Internet

Higgins JP, Green S, editors. Cochrane handbook for systematic reviews of interventions [Internet].Version 4.2.6.Chichester (UK): John Wiley & Sons, Ltd.; 2006 [cited 2018 Oct 15]. 257 p. Available from: http://www.cochrane.org/resources/handbook/handbook.pdf

Artigo científico com errata:

Scuderi A, Letsou A. Amnioserosa is required for dorsal closure in Drosophila. Dev Dyn. 2005 Mar;232(3):791-800. https://doi.org/10.1002/dvdy.20306 Erratum in: Dev Dyn. 2005 May;233(1):249.

Livro com até 3 autores:

Jenkins PF. Making sense of the chest x-ray: a hands-on guide. New York: Oxford University Press; 2005. 194 p.

Livro com mais de 3 autores:

Wenger NK, Sivarajan Froelicher E, Smith LK, et al. Cardiac rehabilitation. Rockville (MD): Agency for Health Care Policy and Research (US); 1995. 202 p.

Tese de doutorado:

Jones DL. The role of physical activity on the need for revision total knee arthroplasty in individuals with osteoarthritis of the knee [Tese]. [Pittsburgh (PA)]: University of Pittsburgh; 2001. 436 p.

Dissertação de mestrado:

Roguskie JM. The role of Pseudomonas aeruginosa 1244 pilin glycan in virulence [master's thesis]. [Pittsburgh (PA)]: Duquesne University; 2005. 111 p.

Artigo de jornal de notícias:

Gaul G. When geography influences treatment options. Washington Post (Maryland Ed.). 2005 Jul 24;Sect. A:12 (col. 1).

Artigo de jornal de notícias com organização como autor:

Associated Press. Mumps outbreak spreading in Midwest. Richmond Times-Dispatch. 2006 Apr 20;Sect. A:3 (col. 1).

Publicações Oficiais:

Ministerio da Saude (BR). Conselho Nacional de Saude. Resolucao no 573 de 31 de janeiro de 2018. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduacao em enfermagem [Internet]. 2018[cited 2020 Jan 12]. Available from: em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/48743098/do1-2018-11-06-resolucao-n-573-de-31-de

 

 

Instruções gerais sobre cada categoria de manuscrito

 

Artigo original: O conteúdo deve ser apresentado de forma a contemplar as seções de Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões ou Considerações finais, Referências. A introdução deve ser breve, evidenciar o tema de estudo, os principais conceitos envolvidos, as lacunas do conhecimento, definir claramente o problema a ser estudado e sua implicação para o avanço na área de História da Enfermagem, Saúde e Educação, além do objetivo do estudo. Os métodos empregados deverão conter: Tipo do estudo; Fontes/documentos históricos e critérios aplicados para sua seleção; Delimitações (temporal; institucional/espacial e; geográfica pertinente); Organização e procedimento de coleta e análise das fontes/documentos históricos e; Aspectos éticos e legais para execução da pesquisa, informando: aspectos éticos exigidos na condução da pesquisa de acordo com o tipo de fonte consultada, aprovação da pesquisa em CEP sem identificação do protocolo no manuscrito. As pesquisas envolvendo seres humanos e acervos particulares devem apresentar aprovação de Comitê de Ética em Pesquisa no processo de submissão do manuscrito. Os resultados devem ser descritos em sequência lógica, em quadros, tabelas, figuras (se houver). A discussão deve conter comparação dos resultados com a literatura, a interpretação dos autores e as implicações dos achados. Desdobramentos da discussão obrigatórios: limitações da pesquisa e as contribuições para História da Enfermagem, Saúde e Educação direcionadas aos preenchimentos de lacunas e/ou delimitações de estudos anteriores, fazendo com que o leitor identifique de forma clara e objetiva o avanço no campo proposto. SERÃO ACEITOS RESULTADOS E DISCUSSÃO INTEGRADOS em estudos que envolvam exclusivamente pesquisa com fontes documentais. As considerações finais devem conter as ideias principais apontadas na investigação sem a repetição do que já foi dito, sugerindo ou não novas janelas investigativas e articulação com o tempo presente como aspecto reflexivo. Este item não contém referências.

Revisão de literatura: (Revisões Integrativas, Sistemática, de Escopo, e excepcionalmente narrativa). A introdução deve evidenciar o “estado da arte” do tema e as lacunas do conhecimento, apresentando claramente o problema a ser estudado e a importância da pesquisa. Na seção Métodos deve ser incluída o tipo de revisão, o referencial metodológico, além da descrição as estratégias utilizadas para localizar, selecionar, extrair e sintetizar os dados. Deve ainda constar o fluxograma de busca, seleção, exclusões e inclusões. Na seção Resultados deve ser apresentado um quadro com as referências incluídas no processo de revisão. Na discussão devem ser apontadas a análise crítica e a síntese do conhecimento produzido, além da contribuição e implicações do estudo. Na conclusão deve ser apresentada a resposta aos objetivos propostos.

Biografia: O nome do biografado deve estar contido no título; uma figura (imagem) do biografado deve ser enviada e seguir as normas de figuras e tabelas. O corpo do manuscrito deve apresentar os seguintes subtítulos na apresentação dos resultados: 1) Dados pessoais: filiação, data de nascimento e falecimento, quando for o caso, nacionalidade, naturalidade; 2) Dados sobre a trajetória da formação e instituição; 3) Cargos/funções ocupados; 4) Realizações mais importantes nas instituições; 5) Contexto geral ou específico das circunstâncias.

Debate historiográfico: O título, resumos e referências seguem as diretrizes estruturais do artigo original. O conteúdo deve ser apresentado de forma a contemplar as seções de Introdução, Métodos, Resultados/Discussão, Conclusões ou Considerações finais. A introdução deve apresentar claramente o problema a ser estudado e a importância da pesquisa através da apresentação do “estado da arte” sobre o tema e as lacunas do conhecimento acerca deste. Na seção Métodos deve ser incluída as etapas para se estabelecer o debate historiográfico, a saber: Delimitação do tema no debate. Os resultados/discussão devem ser descritos em sequência lógica, comparando os resultados entre as literaturas consultadas, a interpretação dos autores e as implicações dos achados, caracterizando o debate histórico do tema proposto. Conclusões/Considerações finais, contendo as ideias principais apontadas na investigação sem a repetição do que já foi dito, sugerindo ou não a buscar outros documentos históricos/fontes para novas versões e intepretações.

Ensaio analítico: O título, resumos e referências seguem as diretrizes estruturais do artigo original, assim como a sequência do conteúdo. A introdução deve ser breve, evidenciar a experimentação do estudo, os principais conceitos envolvidos, o estado da arte, as lacunas do conhecimento e sua implicação para o avanço na área de História da Enfermagem, Saúde e Educação. Os métodos deverão conter: Síntese da experiência - como ela ocorreu com o respectivo referencial; Instrumento/matriz de análise - descrevê-la, bem como ocorre o seu preenchimento; Fontes/documentos históricos utilizados na experimentação e critérios aplicados; Localização das fontes/documentos históricos; Organização e procedimento de análise; e Aspectos éticos e legais da experiência. Os resultados devem ser descritos em sequência lógica, em quadros/tabelas/fluxos/figuras oriundas da experiência (se houver). A discussão deve conter comparação dos resultados com outros instrumentos/matrizes de análise em literatura, a interpretação dos autores e as implicações dos achados. Itens obrigatórios: limitações da pesquisa e as contribuições para História da Enfermagem, Saúde e Educação direcionadas aos preenchimentos de lacunas e/ou delimitações de estudos anteriores, fazendo com que o leitor identifique de forma clara e objetiva o avanço no campo proposto. Conclusões/Considerações finais.

Ensaio histórico reflexivo: O título, resumo e as referências seguem as diretrizes do artigo original. O conteúdo deverá conter: 1) Contexto histórico com delimitação temática, temporal, geográfica justificadas; 2) Reflexão - destina-se a temática com os argumentos para serem desdobrados na discussão; 3) Discussão - apresentar elementos argumentativos que visem avançar em outros estudos, desde que seja de interesse para o escopo do periódico; e 4) Considerações finais.

Fontes/documentos históricos: Diretrizes para apresentação das fontes/documentos: o manuscrito deve apresentar os subitens: 1) Título da fonte/documento histórico: deve ser unitário ou em conjunto/coleção, neste caso adotar o mesmo nome. 2) Apresentação: apresentação geral da fonte/documento histórico com os seguintes dados: nome do documento, tipo de documento, datação, localização do documento (nome do acervo - institucional ou pessoal), autoria ou créditos, quantidade (páginas/laudas, fotografia, objeto...), dimensões da fonte, condição do documento; 3) Imagem da Fonte/documento histórico, quando for cabível. Máximo de duas (2) imagens; 4) Descrição da fonte/documento histórico; e 5) Impacto/efeito da fonte/documento histórico para época de sua datação. Conclusão.

Relato de experiência: Deve ter aderência à historicidade do tema. O conteúdo apresentar: Introdução, método/Relato da experiência, Resultados/discussão, Considerações finais. A introdução deve ser breve, evidenciar a ocorrência experimentada e definir claramente a situação. Método/Relato da experiência - descrever a experiência vivenciada de forma lógica, coerente, concisa e coesa. Caso a experiência implique em participação de pessoas, será necessário apresentar a aprovação do Comitê de Ética/ CONEP. Resultados/discussão - Caberá apresentação de quadros/tabelas/fluxos/ figuras oriundas da experiência. A discussão deverá trazer, preferencialmente, outros relatos de experiências passíveis de comparação, uso e aplicação de instrumentos de pesquisa, aplicações equivocadas no emprego dos aspectos éticos e legais em torno da investigação, dentre outros. Incluir neste subtítulo as limitações da experiência e as contribuições para História da Enfermagem, Saúde e Educação. Considerações finais.

Resenha: Os seguintes itens devem ser apresentados no corpo da resenha: 1) Título e dados bibliográficos da obra; 2) Descrição da obra em termos de estrutura, organização; expertise dos autores, número de páginas, figuras; 3) Apresentação do autor(es) resenhado(s), suas obras, atuações políticas, sociais, culturais, institucionais; 4) Apresentação da obra descrevendo seu tema central e contexto; 5) Parecer do resenhista apresentando seus comentários argumentativos e/ou comparações, com a(s) respectiva(s) referência(s); 6.Recomendação do resenhista acerca do público-alvo a que se destinaria a obra, utilizando argumentos sociais, culturais, pedagógicos, categorias profissionais.

In memoriam: O nome da personalidade falecida deve estar contido no título; uma figura (imagem) deve ser enviada e seguir as normas de figuras e tabelas; dever ser apresentado: dados pessoais: filiação, data de nascimento e falecimento, nacionalidade, naturalidade; dados sobre a trajetória da formação e instituição(ões) em que atuou; além de cargos/funções ocupados.

Carta ao editor: Para esta categoria, não é necessário resumo e nem estruturação em tópicos de introdução, métodos. As cartas devem ter ênfase ao que se deseja questionar e discutir de forma coesa e clara de artigos, exclusivamente publicados na HERE.

Resposta do autor: Trata-se de um documento objetivo direcionado a responder questionamentos feitos pelos consultores ou leitores do periódico, assim como, em resposta à Carta ao Editor.  


Política de avaliação de artigos

A revista recebe contribuições em fluxo contínuo. Para qualquer seção, somente serão aceitos manuscritos encaminhados pelo sistema de submissão eletrônica.

A avaliação dos manuscritos tem duas dimensões: uma administrativa e outra de editoração científica propriamente dita.

Na tramitação administrativa, o manuscrito submetido é verificado pela equipe editorial quanto ao atendimento às normas.

  • Em caso negativo, o material é devolvido para os autores para as adequações e a submissão não é completada.
  • Em caso afirmativo, o manuscrito passa para avaliação para os editores científicos, e inicia-se um processo de análise, para verificação se o manuscrito atende ao escopo da revista e aos requisitos de uma produção científica. Em caso negativo para um desses itens, o manuscrito é recusado sumariamente.

 

Editoração científica: Caso seja julgado em conformidade, os editores científicos delegam a avaliação do manuscrito por avaliadores ad hoc para emitirem parecer. A HERE adota o modelo de avaliação (blind peer review), que é constituído por dois ou mais árbitros designados para realizar a revisão do manuscrito com cegamento tanto dos autores em relação aos avaliadores quando dos avaliadores em relação aos autores.

O parecer com base na avaliação pode ser: 1- Aceito; 2- Correções menores; 3- Correções maiores; 4- Ressubmeter; 5- Rejeitado; e 6- Submeter a outra revista (não atende ao escopo). Os pareceres emitidos pelos avaliadores são apreciados pelos editores associados e pela Editora-Chefe, que envia o parecer aos autores. Os autores necessitam atender aos prazos dados pela revista, sob o risco de ter o seu manuscrito arquivado.


Integridade científica, retratação e correção

A HERE segue o Código de Conduta e Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Jornais e os fluxogramas do Committee on Publication Ethics (COPE) (https://publicationethics.org/) para tomar as devidas condutas editoriais nos casos de plágio, autoplágio, fabricação de dados, publicação redundante, com conflitos de interesse não divulgados e eventuais críticas pós-publicação que podem levar a correção ou retratação. Tais práticas podem ser identificados durante o processo de revisão ou mesmo após a publicação. Os autores devem atender às normas de boa conduta e integridade científica prevista nestas diretrizes e os avaliadores ad hoc são orientados a manterem-se atentos a possíveis más condutas dos autores.

A HERE exige o cumprimento das normas previstas nas resoluções do Conselho Nacional de Saúde (466/2012, 510/2016, 580/2018 e quaisquer outras que se apliquem) no tocante às pesquisas envolvendo seres humanos realizadas no Brasil. Nos casos de pesquisas envolvendo seres humanos realizadas em outros países, a HERE exige o cumprimento das normas previstas na Declaração de Helsinki ou equivalentes locais.


Conflitos de interesses

Todos os conflitos de interesses, caso existam, devem ser declarados na submissão do manuscrito e apresentados na página de título. Fontes potenciais de conflito de interesse incluem, mas não estão limitadas a: patentes, propriedade de ações de empresas envolvidas direta ou indiretamente na pesquisa, participação em um conselho de administração de uma empresa envolvida direta ou indiretamente na pesquisa, participação em um conselho consultivo ou comitê de uma empresa envolvida direta ou indiretamente na pesquisa e consultoria ou recebimento de honorários de palestrante de uma empresa envolvida direta ou indiretamente na pesquisa. A existência de conflitos de interesses não impede a publicação, desde que sejam devidamente declarados.

Pagamento de taxas

No processo de submissão e pré-análise do manuscrito, os autores devem anexar o comprovante da taxa de conformidade. Seu valor é de R$ 100,00 (via PayPal ou PagSeguro) e o comprovante do pagamento deve conter o nome do pagante e a data do pagamento visíveis. Não serão avaliados os manuscritos sem o comprovante de pagamento dessa taxa. A taxa de conformidade não é devolvida caso o manuscrito não seja aceito para publicação.

Sendo aceito para publicação, os autores do manuscrito deverão pagar a taxa de publicação, no valor de R$ 500,00 (via PayPal ou PagSeguro).

Em caso de errata por descuido dos autores, deverá ser paga uma taxa de R$ 100,00.

Para pagamentos institucionais, entrar em contato com tesouraria@abennacional.org.br.

Revisão técnica de língua portuguesa e tradução dos resumos (inglês e espanhol), e do manuscrito para o inglês

Quando o artigo for aceito, o autor receberá um e-mail do escritório editorial (apoio.here@abennacional.org.br) com instruções sobre:

  • Tradutores e revisores certificados pela HERE relacionados neste documento;
  • Os documentos a serem enviados no template final (disponibilizado apenas pelo escritório).

A devolutiva do manuscrito nas versões traduzidas, revisadas e certificadas bem como o comprovante de pagamento da taxa de editoração com o nome do pagante e data de pagamento visíveis, deverão ser anexados via sistema OJS no prazo de até 25 dias corridos. Este prazo não sendo atendido e/ou a não conformidade com o modelo (template final enviado pelo escritório), ocasionará o arquivamento do manuscrito.

Nesta oportunidade, verifique cuidadosamente o envio do manuscrito de acordo com o template final (nome dos autores, instituição, ORCID, ordem de autoria etc.).


Submissão

A submissão dos documentos para avaliação é feita via Open Journal System no site de submissão.

 

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Editorial

Texto sobre assunto de interesse para o momento histórico ou a produção do conhecimento com repercussão para História da Enfermagem, Saúde e Educação. Pode conter até duas (2) páginas, incluindo até quatro referências, quando houver.

Artigo original

Pesquisas originais e inéditas, desenvolvidas por meio da aplicação de métodos científicos de investigação com ênfase na abordagem histórica. A criatividade e o estilo dos autores no formato do manuscrito serão respeitados. O título, resumos e referências devem atender a normatização do template. No entanto, o conteúdo deve ser apresentado de forma a contemplar as seções de Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões ou Considerações finais. A introdução deve ser breve, evidenciar o tema de estudo, os principais conceitos envolvidos, o estado da arte, as lacunas do conhecimento, definir claramente o problema a ser estudado e sua implicação para o avanço na área de História da Enfermagem, Saúde e Educação.  Os métodos empregados deverão conter: Tipo do estudo - tipificação e abordagem com a referência sem a necessidade de explicar/justificá-lo. Ex: Histórico com abordagem na micro-história, história das mulheres, história do tempo presente, história cultural, história social... (com a referência sobescrita); Fontes/documentos históricos e critérios aplicados - Ex: atas, relatórios, fotografias, jornais, revistas depoimentos orais ... e os critérios estabelecidos; Localização das fontes/documentos históricos - Ex: Acervos, Centro de Documentação, Hemeroteca, Biblioteca, arquivo pessoal; Delimitações (temporal; institucional/espacial e; geográfica) - Ex: dia(s), meses, anos, séculos; nome da instituição e se necessário um setor departamento e; rua, bairro, cidade, estado, pais e/ou continente; Organização e procedimento de análise das fontes/documentos históricos - Ex: a organização ocorreu por planilha, quadro, gráfico, banco de dados....e o procedimento de análise por matrizes de análise, triangulação das fontes, bem como referencial teórico com os respectivos conceitos/noções. Ex: Pierre Bourdieu (habitus, campo, espaço social...) ou referencial metodológico. Ex: Michell de Certeau (operação historiográfica) e; Aspectos éticos e legais para execução da pesquisa – Informar os aspectos éticos exigidos na condução da pesquisa de acordo com o tipo de fonte consultada, informar a aprovação da pesquisa em CEP sem identificação do protocolo no manuscrito. As pesquisas envolvendo seres humanos e acervos particulares devem apresentar aprovação de Comitê de Ética em Pesquisa no processo de submissão do manuscrito. Todos deverão ser descritos de forma objetiva e compreensiva. Os resultados devem ser descritos em sequência lógica, em quadros, tabelas, figuras (se houver). A discussão deve conter comparação dos resultados com a literatura, a interpretação dos autores e as implicações dos achados. Desdobramentos da discussão obrigatórios: limitações da pesquisa - tratam-se lacunas deixadas, chamando a atenção a novos estudos e as contribuições para História da Enfermagem, Saúde e Educação direcionadas aos preenchimentos de lacunas e/ou delimitações de estudos anteriores, fazendo com que o leitor identifique de forma clara e objetiva o avanço no campo proposto. Conclusões/Considerações finais deve conter as ideias principais apontadas na investigação sem a repetição do que já foi dito, sugerindo ou não novas janelas investigativas e articulação com o tempo presente como aspecto reflexivo. Cabe destacar que este item a escrita é livre de referências. Esta categoria limita-se a 20 páginas (incluindo as referências) e até oito (8) autores.  

Biografia

O espaço desta categoria destina-se a publicação de histórias de vida de pessoas vivas ou não. Trata-se de estudos biográficos de personalidades da enfermagem e da saúde que se destacam nos aspectos ético, legal, profissional ou social e que tenham contribuições relevantes para a História da Enfermagem, Saúde e Educação. Diretrizes para construção das biografias: o nome do biografado deve estar contido no título; uma figura (imagem) do biografado deve ser enviada e seguir as normas de figuras e tabelas. O corpo do manuscrito deve apresentar os seguintes subtítulos na apresentação dos resultados: 1) Dados pessoais: filiação, data de nascimento e falecimento, quando for o caso, nacionalidade, naturalidade; 2) Dados sobre a trajetória da formação e instituição; 3) Cargos/funções ocupados; 4) Realizações mais importantes nas instituições; 5) Contexto geral ou específico das circunstâncias. Esta categoria limita-se a 05 páginas (incluindo as referências) e a três (3) autores.

Debate historiográfico

Compreende a avaliação crítica e síntese da literatura sobre temas a serem abordados com foco na História da Enfermagem, Saúde e Educação. O título, resumos e referências seguem as diretrizes estruturais do artigo original. O conteúdo deve ser apresentado de forma a contemplar as seções de Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões ou Considerações finais. A introdução deve apresentar claramente o problema a ser estudado e a importância da pesquisa através da apresentação do “estado da arte” sobre o tema e as lacunas do conhecimento acerca deste. Na seção Métodos deve ser incluída as etapas para se estabelecer o debate historiográfico, a saber: Delimitação do tema no debate. Ex: história das mulheres, história do tempo presente, história cultural, história social... (com a referência sobrescrita) e sua respectiva delimitação/ênfase. Ex: enfermeiras da II Guerra Mundial, ritos de formatura, cuidados à crianças, enfermeiras negras; Literaturas consultadas - Ex: monografias, artigos, dissertações, teses e livros e os critérios estabelecidos para inclusão/exclusão; Localização da literatura: Acervos, Centro de Documentação, Hemeroteca, Biblioteca, arquivo pessoal; Delimitações (temporal; institucional/espacial e geográfica) - Ex: dia(s), meses, anos, séculos; nome da instituição e se necessário um setor departamento, e; rua, bairro, cidade, estado, pais e/ou continente; Organização/tratamento das fontes e procedimento de análise das literaturas - descrição da forma como os dados foram tratados para gerar a análise e o próprio procedimento de análise em si. Ex: a organização ocorreu por planilha, quadro, gráfico, banco de dados... e o procedimento de análise por matrizes de análise, triangulação... Os resultados devem ser descritos em sequência lógica. A discussão deve conter comparação dos resultados entre as literaturas consultadas, a interpretação dos autores e as implicações dos achados, caracterizando o debate histórico do tema proposto. Desdobramentos da discussão obrigatórios: limitações da pesquisa - trata-se de evidenciar as lacunas deixadas, chamando a atenção a novos estudos e as contribuições para História da Enfermagem, Saúde e Educação direcionadas aos preenchimentos de novas lacunas e/ou delimitações de estudos anteriores, fazendo com que o leitor identifique de forma clara e objetiva o avanço no campo proposto. Conclusões/Considerações finais. Esta deve conter as ideias principais apontadas na investigação sem a repetição do que já foi dito, sugerindo ou não a buscar outros documentos históricos/fontes para novas versões e intepretações. Esta categoria limita-se a 15 páginas (incluindo as referências) e a seis (6) autores.

Ensaio analítico

Trata-se de experimentações nas aplicações de instrumentos de pesquisas/matrizes de análise que visem ensaiar novos olhares analíticos sobre as fontes/documentos históricos para o campo da história com contribuições com foco na História da Enfermagem, Saúde e Educação. O título, resumos e referências seguem as diretrizes estruturais do artigo original. O conteúdo deve ser apresentado de forma a contemplar as seções de Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões ou Considerações finais. A introdução deve ser breve, evidenciar a experimentação do estudo, os principais conceitos envolvidos, o estado da arte, as lacunas do conhecimento, definir claramente o problema a ser estudado e sua implicação para o avanço na área de História da Enfermagem, Saúde e Educação. Os métodos empregados deverão conter: Síntese da experiência - como ela ocorreu com o respectivo referencial. Instrumento/matriz de análise - descrevê-la, bem como ocorre o seu preenchimento. Fontes/documentos históricos utilizados na experimentação e critérios aplicados - Ex: atas, relatórios, fotografias, jornais, revistas depoimentos orais além dos critérios estabelecidos para inclusão/exclusão das fontes; Localização das fontes/documentos históricos - Ex: Acervos, Centro de Documentação, Hemeroteca, Biblioteca, arquivo pessoal; Organização e procedimento de análise - descrição da forma como os dados foram tratados para gerar a análise e o próprio procedimento de análise em si. Ex: a organização ocorreu por planilha, quadro, gráfico, banco de dados e o procedimento a ser adotado com o instrumento/matriz de análise; e  Aspectos éticos e legais da experiência – Informar os aspectos éticos exigidos na condução da pesquisa de acordo com o tipo de fonte consultada, informar a aprovação da pesquisa em CEP sem identificação do protocolo no manuscrito. As pesquisas envolvendo seres humanos e acervos particulares devem apresentar aprovação de Comitê de Ética em Pesquisa no processo de submissão do manuscrito. Todos deverão ser descritos de forma objetiva e compreensiva. Os resultados devem ser descritos em sequência lógica, em quadros, tabelas, fluxos, figuras oriundas da experiência (se houver). O texto deve ser complementar e não repetir o conteúdo contido nos mesmos. A discussão deve conter comparação dos resultados com outros instrumentos/matrizes de análise em literatura, a interpretação dos autores e as implicações dos achados. Desdobramentos da discussão, itens obrigatórios: limitações da pesquisa - tratam-se lacunas deixadas, chamando a atenção a novos estudos e as contribuições para História da Enfermagem, Saúde e Educação direcionadas aos preenchimentos de lacunas e/ou delimitações de estudos anteriores, fazendo com que o leitor identifique de forma clara e objetiva o avanço no campo proposto. Conclusões/Considerações finais. Esta deve conter as ideias principais apontadas na investigação sem a repetição do que já foi dito, sugerindo ou não novas experiências como aspecto reflexivo. Cabe destacar que nesta seção a escrita pode ser livre de referências, entretanto ao apresentá-la limita-se a dez (10) referências. Esta categoria limita-se a 15 páginas (incluindo referências, se houver) e a dois (2) autores.

Ensaio histórico reflexivo

Esta categoria destina-se aos ensaios históricos reflexivos que visem contribuir para História da Enfermagem, Saúde e Educação. O título, resumo e as referências seguem as diretrizes do artigo original. O conteúdo deverá conter: 1) Contexto histórico com delimitação temática, temporal, geográfica justificadas; 2) Reflexão - destina-se a temática com os argumentos para serem desdobrados na discussão; 3) Discussão - apresentar elementos argumentativos que visem avançar em outros estudos, desde que seja de interesse para o escopo do periódico; e 4) Considerações finais. Esta categoria limita-se a 15 páginas (incluindo as referências), 15 referências e a seis (6) autores.

Fontes / Documentos históricos

O espaço para publicação de fontes/documentos históricos - unitário ou em conjunto/coleção. Para tanto, o entendimento é que trata-se de massa documental a ser analisada nas investigações com contribuições para na área de História da Enfermagem, Saúde e Educação. Diretrizes para apresentação das fontes/documentos: o manuscrito deve apresentar os subitens:  1) Título da fonte/documento histórico: deve ser unitário ou em conjunto/coleção, neste caso adotar o mesmo nome. 2) Apresentação: sugerimos que seja uma apresentação geral da fonte/documento histórico com os seguintes dados: nome do documento, tipo (texto, fotografia, recorte de jornal, ata, entrevistas...), datação, localização do documento (nome do acervo - institucional ou pessoal), autoria ou créditos, quantidade (páginas/laudas, fotografia, objeto...), dimensões da fonte, condição do documento (ex: páginas amareladas, com ou sem rasgos, colorido, características em geral); 3) Imagem da Fonte/documento histórico - inserir figura do documento ou parte mais interessante que será abordada com ênfase no conteúdo, quando for cabível. Recomenda-se apresentar no máximo 2 imagens que se articule com o conteúdo; 4) Descrição da fonte/documento histórico: abordar do que trata a fonte, o assunto/tema; e 5) Impacto/efeito da fonte/documento histórico para época de sua datação: aqui articule outros documentos e/ou literatura que possam evidenciar para o leitor a sua relevância. Conclusão: apresente a sua opinião/comentário sobre o documento para área de História da Enfermagem, Saúde e Educação. Esta categoria limita-se a 15 páginas (incluindo referências) e a três (3) autores.

Relato de Experiência

Trata-se de relatos ocorridos nos bastidores do desenvolvimento da investigação com foco na História da Enfermagem, Saúde e Educação. O conteúdo deve ser apresentado de forma a contemplar as seções de: Introdução, Relato da experiência, Resultados, Discussão, Considerações finais. A introdução deve ser breve, evidenciar a ocorrência experimentada e definir claramente a situação.  Relato da experiência - descrever a experiência vivenciada de forma lógica, coerente, concisa e coesa. Locais e nomes dos envolvidos deverão ser preservados, exceto nos casos de autorização apresentada a este periódico. Resultado(s) - os autores deverão, mediante ao relato, apresentar o seu desfecho. Caberá apresentação de quadros, tabelas, fluxos e/ou figuras oriundos da experiência. Estas devem ser seguidas as normas deste periódico. A discussão deverá trazer, preferencialmente, outros relatos de experiências ou similares passíveis de comparação no sentido de chamar a atenção dos pesquisadores sobre armadilhas metodológicas, uso e aplicação de instrumentos de pesquisa, aspectos da etiqueta sociocultural na prática da pesquisa em história, aplicações equivocadas no emprego dos aspectos éticos e legais em torno da investigação, dentre outros. Também se destina a relatos bem-sucedidos no caminhar da investigação nesta vertente de entendimento. Ademais, incluir neste subtítulo as limitações da experiência e as contribuições para História da Enfermagem, Saúde e Educação. As Considerações finais devem conter as ideias principais apontadas no relato de experiência, sugerindo dicas diretas e objetivas a serem aplicadas em outras pesquisas. Cabe destacar que nesse espaço a escrita é livre de referências. Esta categoria limita-se a 15 páginas (manuscrito completo) e até 6 autores.

Resenha

Espaço que visa despertar o leitor para uma determinada obra, por meio de uma análise crítica, do conteúdo apresentado. As resenhas devem ser feitas de obras com até 5 anos de publicação. Diretrizes para construção da resenha: Os seguintes itens devem ser apresentados no corpo da resenha: 1) Título e dados bibliográficos da obra; 2) Descrição da obra em termos de estrutura, organização; expertise dos autores, número de páginas, figuras, etc.;  3) Apresentação do autor(es) resenhado(s), suas obras, atuações políticas, sociais, culturais, institucionais; 4) Apresentação da obra descrevendo seu tema central e contexto; 5) Parecer do resenhista apresentando seus comentários argumentativos e/ou comparações, com a(s) respectiva(s) referência(s); 6.Recomendação do resenhista acerca do público-alvo a que se destinaria a obra, utilizando argumentos sociais, culturais, pedagógicos, categorias profissionais. Esta categoria limita-se a quatro (4) páginas e a dois (2) autores. Cabe destacar que nesta seção a escrita pode ser livre de referências, entretanto ao apresentá-la limita-se a cinco (5) referências.

In memoriam

Esta categoria destina ao comunicado sobre o falecimento de uma personalidade da enfermagem ou da saúde que tenha contribuído para na área de História da Enfermagem, Saúde e Educação no sentido de socializar com a comunidade acadêmica o rito de passagem. Diretrizes para construção da categoria In Memoriam: o nome da personalidade falecida deve estar contido no título; uma figura (imagem) deve ser enviada e seguir as normas de figuras e tabelas; dever ser apresentado: dados pessoais: filiação, data de nascimento e falecimento, nacionalidade, naturalidade; dados sobre a trajetória da formação e instituição(ões) em que atuou; além de cargos/funções ocupados. Esta categoria limita-se a 01 página (manuscrito completo) e dois (2) autores.

Carta ao editor

Esta categoria destina-se a correspondência dirigida ao editor sobre manuscrito publicado na Revista. Para esta categoria, não é necessário resumo e nem estruturação em tópicos de introdução, métodos etc. As cartas devem ter ênfase ao que se deseja questionar e discutir de forma coesa e clara de artigos, exclusivamente publicados na HERE Limita-se a 02 páginas (manuscrito completo).

Resposta do autor

Categoria que permite aos autores responderem a questionamentos da carta ao editor. Devem ser objetivamente aos itens discutidos. As respostas devem ser limitadas a 300 palavras e podendo ser incluído até 3 referências. A autoria da resposta é exclusivamente para o autor principal.

Reflexão

Texto de caráter analítico ou análise reflexiva de questões que possam contribuir para o aprofundamento de temas relacionados à área da história da enfermagem, saúde e educação. Sua extensão limita-se a 15 páginas.

Revisão de literatura

Compreende avaliação crítica e síntese da literatura sobre temas relevantes e relacionados ao escopo da revista. A introdução deve evidenciar o “estado da arte” do tema e as lacunas do conhecimento, apresentando claramenteo problema a ser estudadoe a importância da pesquisa. Na seção Métodos deve ser incluída o tipo de revisão (compreensiva, integrativa, sistemática), o referencial metodológico, além da descrição as estratégias utilizadas para localizar, selecionar, extrair e sintetizar os dados. Deve ainda constar o fluxograma de busca, seleção, exclusões e inclusões. Na seção Resultados deve ser apresentado um quadro com as referências incluídas no processo de revisão. Na discussão devem ser apontadas a análise crítica e a síntese do conhecimento produzido, além da contribuiçãoe implicações do estudo. Na conclusão deve ser apresentada a resposta aos objetivos propostos. Sua extensão limita-se a 15 páginas.

Fonte

Composto de duas partes assim constituídas – a apresentação (01) e o fac-símile propriamente dito. O fac-símile é um espaço para socialização de fontes históricas que contribuíram e ainda contribuem para uma melhor compreensão de vários aspectos observados na nossa sociedade, com diferentes reflexos nos dias atuais. Sua extensão limita-se a 15 páginas.

Entrevista

Espaço destinado à entrevista de autoridades, especialistas ou pesquisadores, a convite do Conselho Diretor da HERE. Sua extensão limita-se a 05 páginas.

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